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Dica de Marketing para pequenas empresas


Dica 1: Pesquise as oportunidades

Descubra quem é seu cliente, o que ele busca, quais são suas expectativas com relação à marca, onde ele está e porque ele precisa do seu produto. A internet oferece milhares de ferramentas que podem auxiliar a coletar e compilar essas informações com agilidade e precisão. Sabendo disso, não perderá tempo e dinheiro tentando vender algo pra alguém que não precisa e terá um embasamento seguro para a tomada de decisão.

Neste outro post nós compartilhamos algumasferramentas grátis de marketing digital.

Dica 2: Construa sua presença online

Se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes sociais é hora de tomar uma atitude. Considere criar um site urgente! Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores. Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra.

Dica 3: Faça um plano de marketing prático

O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o tributário. O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros players (competidores) no mercado. Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objetivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um cronograma que indique um responsável para cada ação.

Dica 4: Consolide a sua marca no mercado potencial

Mesmo que o seu negócio não se torne conhecido em alta escala, para uma micro ou pequena empresa o importante é que ela se consolide no mercado potencial, seja na cidade ou região. Para isso, depois que você tiver criado a sua página, busque parcerias estratégicas e divulgação em outras página que não só através da sua própria, para que seu público chegue mais facilmente até ela. Ter o seu perfil linkado a outros nomes reconhecidos, por exemplo, passa confiança e credibilidade à sua marca.

Dica 5: Venda benefícios, não apenas produtos

Depois que o potencial cliente tomar conhecimento da sua marca, é essencial que ele tenha um bom atendimento durante e após a venda. A impressão que um cliente leva é tão importante quanto quanto o a satisfação dele com produto em si. Com um atendimento bem definido, fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias, por exemplo, o que pode criar uma vantagem competitiva frente à concorrência que pode ser explorada nas suas campanhas e gerar engajamento e uma reação positiva dos internautas ao seu posicionamento online.

Dica 6: Calcule o retorno do marketing

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar com clareza e precisão o retorno dos seus investimentos, podendo ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação, defina com exatidão quem é o seu público e qual o efeito esperado. Tenha uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.


 
 

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