Estratégias de Marketing Digital para ecoturismo e turismo de aventura
- ue7comunicacao
- 18 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

É cada vez maior o número de pessoas dispostas a viver uma experiência de turismo de aventuraou de ecoturismo. Tanto aqui, no Brasil, quanto em outros países do mundo, as práticas do gênero têm atraído a atenção dos essencialmente aventureiros. Isso, sem dúvida, turbina o segmento e indica ações que visam atender às expectativas tanto das empresas que promovem experiências do tipo quanto dos potenciais clientes.
É por isso que trouxemos, hoje, o assunto para o debate, para que possamos apresentar as estratégias de marketing digital que se fazem necessárias. Pronto para embarcar nessa viagem com a gente? Então, vamos nessa!
O que é considerado turismo de aventura?
Algumas atividades, muitas delas já consolidadas em várias partes do mundo, entram nessa categoria. Mergulho com tubarões, voo de asa-delta, voo de balão e trekking são quatro exemplos; são práticas que oferecem a dose de adrenalina exata para atender às expectativas de um público ávido por fortes e marcantes emoções.
Quem é esse público?
Se antes o perfil público interessado por aventuras era basicamente jovem e masculino, hoje, isso mudou um pouco. Não é mais tão limitado. É cada vez maior o número de pessoas de meia idade querendo viver experiências como essas. É preciso estar atento a este novo rumo do mercado a fim de atender esse novo público.
Como o Brasil aparece neste mercado?
Apesar de ter um cenário favorável ao ecoturismo e ao turismo de aventura, o Brasil ainda caminha timidamente. O que pode mudar isso? Bons investimentos de marketing digital, que ajudarão as empresas do segmento a explorar nossa paisagem natural para o bom aproveitamento de tais práticas e para atender esse público que não para de crescer. Para que esse mercado, por aqui, se torne verdadeiramente lucrativo, estratégias de marketing devem ser adotadas.
Por falar em estratégias…
O objetivo maior das estratégias de marketing é mostrar para o mundo – e para nós também – que o Brasil tem muito a ser explorado nesse sentido. No entanto, faltam investimentos. Empresas que atuam nesse segmento precisam acreditar, de verdade, no potencial que o País tem e explorar tudo o que conta ao nosso favor, que vai desde o cenário propício a isso – Bonito (MS), Fernando de Noronha (PE) e Lençóis Maranhenses (MA), por exemplo, não nos deixam mentir – até ao crescente interesse de um público cada vez mais diversificado.
Abaixo, apresentaremos algumas das principais estratégias que você deve adotar para melhorar os resultados do seu negócio voltado à prática de ecoturismo e/ou turismo de aventura.
Foco no conteúdo
Como toda empresa que se preze e enxerga longe, investir em marketing de conteúdo é uma das mais importantes decisões. Textos, e-books, imagens atraentes e vídeos são sempre muito bem-vindos. Acredite. Seu público quer ver, sobretudo nas redes sociais que ajudam a disseminar na rede esse conteúdo, o que o seu negócio tem a oferecer. E conteúdo é o que não falta para alimentar todos os canais digitais: alertas de segurança para tais práticas, dicas diversas, informações sobre equipamentos e tudo mais que faz parte deste universo.