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O que você precisa saber sobre SEO para Youtube!

Atualizado: 27 de jul. de 2023


Com mais de 1 bilhão de visitas mensais, o Youtube hoje é um dos maiores buscadores online, ficando atrás apenas do Google.

A rede social de vídeos entra também como parte importante da estratégia de produção de conteúdo da maioria das grandes empresas, e é terreno fértil para a proliferação de ideias e novidades em qualquer área.

Você já sabe sobre a importância do SEO (search engine optmization) na produção textual e organização do seu blog, não é mesmo? Mas, sabia também que essa ferramenta pode dar uma forcinha para o rankeamento de vídeos?

  • São mais de 2.35 bilhões de horas de vídeos assistidos por mês;

  • Mais da metade das visitas à rede vêm de dispositivos mobile;

  • A média de cada visita ao Youtube dura 40 minutos;

  • Há uma média de 1 bilhão de visualizações de vídeos por smartphones diariamente;

  • A busca de vídeos didáticos (com ‘how to’ no título) cresce uma média de 70% ao ano;

  • Está disponível em 88 países com versões localizadas;

Apesar de sedutor, não é apenas o alto índice de atividade na rede que garantirá o sucesso de seu canal ou vídeo.

Atrair o público, retê-lo e, mais do que isso, engajá-lo no Youtube, demanda um planejamento de marketing cuidadoso, bem como a constante atenção com suaotimização de conteúdo.

SEO para Youtube? Isso funciona?

Sim, funciona.

O Youtube usa um sistema de rankeamento e categorização algo semelhante ao do Google, portanto, tudo o que você aprendeu sobre SEO para blogposts e sites será muito útil de agora em diante!

Você já se perguntou o que os vídeos que aparecem em primeiro na nossa busca pelo Youtube têm em comum?

A rede usa uma série de fatores para a organização do conteúdo, indo, desde o histórico de nossos interesses e buscas pela web, até a confiabilidade do canal que o hospeda.

Boa parte desses fatores engloba ações de engajamento do seu público, que serão fundamentais para o destaque de relevância do conteúdo. Mas é claro que você também pode fazer a sua parte.

Confira abaixo os critérios mais utilizados para a classificação dos vídeos nas buscas e resultados do Youtube (sem ordem de importância):

  • Informações contidas no título (Title Tags);

  • Retenção da audiência (tempo de visualização x tempo total do vídeo);

  • Palavras Chave na descrição;

  • Visualizações;

  • Tags;

  • Duração do vídeo;

  • Compartilhamento;

  • Link building;

  • Quantidade de seguidores conseguidos após a visualização do vídeo;

  • Comentários;

  • Curtidas e descurtidas;

Agora que você já sabe o que importa no vídeo, vamos conferir como potencializar esses aspectos no seu conteúdo.

 
 

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