O que você precisa saber sobre SEO para Youtube!
- ue7comunicacao
- 13 de set. de 2016
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de jul. de 2023

Com mais de 1 bilhão de visitas mensais, o Youtube hoje é um dos maiores buscadores online, ficando atrás apenas do Google.
A rede social de vídeos entra também como parte importante da estratégia de produção de conteúdo da maioria das grandes empresas, e é terreno fértil para a proliferação de ideias e novidades em qualquer área.
Você já sabe sobre a importância do SEO (search engine optmization) na produção textual e organização do seu blog, não é mesmo? Mas, sabia também que essa ferramenta pode dar uma forcinha para o rankeamento de vídeos?
São mais de 2.35 bilhões de horas de vídeos assistidos por mês;
Mais da metade das visitas à rede vêm de dispositivos mobile;
A média de cada visita ao Youtube dura 40 minutos;
Há uma média de 1 bilhão de visualizações de vídeos por smartphones diariamente;
A busca de vídeos didáticos (com ‘how to’ no título) cresce uma média de 70% ao ano;
Está disponível em 88 países com versões localizadas;
Apesar de sedutor, não é apenas o alto índice de atividade na rede que garantirá o sucesso de seu canal ou vídeo.
Atrair o público, retê-lo e, mais do que isso, engajá-lo no Youtube, demanda um planejamento de marketing cuidadoso, bem como a constante atenção com suaotimização de conteúdo.
SEO para Youtube? Isso funciona?
Sim, funciona.
O Youtube usa um sistema de rankeamento e categorização algo semelhante ao do Google, portanto, tudo o que você aprendeu sobre SEO para blogposts e sites será muito útil de agora em diante!
Você já se perguntou o que os vídeos que aparecem em primeiro na nossa busca pelo Youtube têm em comum?
A rede usa uma série de fatores para a organização do conteúdo, indo, desde o histórico de nossos interesses e buscas pela web, até a confiabilidade do canal que o hospeda.
Boa parte desses fatores engloba ações de engajamento do seu público, que serão fundamentais para o destaque de relevância do conteúdo. Mas é claro que você também pode fazer a sua parte.
Confira abaixo os critérios mais utilizados para a classificação dos vídeos nas buscas e resultados do Youtube (sem ordem de importância):
Informações contidas no título (Title Tags);
Retenção da audiência (tempo de visualização x tempo total do vídeo);
Palavras Chave na descrição;
Visualizações;
Tags;
Duração do vídeo;
Compartilhamento;
Link building;
Quantidade de seguidores conseguidos após a visualização do vídeo;
Comentários;
Curtidas e descurtidas;
Agora que você já sabe o que importa no vídeo, vamos conferir como potencializar esses aspectos no seu conteúdo.